quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os Cânones de Dort: O Bispo George Carleton e a Morte de Cristo

Enquanto em Dort, o Bispo Carleton, diz Godfrey, ressaltou a eficácia da morte de Cristo pelos eleitos , “a qual enfatizou a posição calvinista estrita."[1]. Carleton afirmou isso em contraposição a Davenant e Ward. No entanto, mesmo com sua aparente oposição, Carleton afirmou não menos que:





"Cristo, portanto, morreu por todos, para que todos e cada um por meio da fé possam obter remissão dos pecados e a vida eterna pela virtude daquele resgate pago uma vez por todas pela humanidade. Mas Cristo morreu pelos eleitos, para que pelo mérito da Sua morte, de uma maneira especial, destinada a eles de acordo com o eterno beneplácito de Deus, eles pudessem infalivelmente obter a fé e a vida, eterna."  George Carleton, The Suffrage of the Divines of Great Britaine, Concerning the Five Articles Controverted in the Law Countries, (London: Robert Milbounre, 1629), 47-48.

Quando essa obra foi publicada, foi assinada por toda a delegação da Inglaterra para significar sua unidade com relação aos artigos de Dort.

Notas:

1William Robert Godfrey, Tensions Within International Calvinism: The Debate on the Atonement at the Synod of Dort, 1618-1619 (Ph.D diss., Stanford University, 1974), 177.

Fonte:  David Ponter, "Bishop George Carleton on the Death of Christ" em http://calvinandcalvinism.com/?p=365