quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os Cânones de Dort: A Delegação de Wetteraw e a Morte de Cristo

Os delegados de Wetteraw afirmaram:

"Cristo é uma propiciação pelos pecados do mundo todo, no que se relaciona com o valor e a suficiência de seu resgate."

"Quando é dito que Cristo morreu por todos, isso pode ser entendido da suficiência do mérito, ou da magnitude do preço."

Eles citam com aprovação aqueles que dizem que 

"O mérito de Cristo tem um resultado igual a todos quanto à sua suficiência, mas não quanto à sua eficácia. - A suficiência e a magnitude do resgate de Cristo, quando se refere aos réprobos, tem uma dupla finalidade: uma em si e outra por acidente. O fim em si mesmo é que Deus pode testificar que Ele não está satisfeito com a perdição dos homens, considerando que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. O fim por acidente é que por meio de sua magnitude e suficiência o réprobo possa estar sem desculpa."

E eles mesmos adicionam: 

"Porque esses perecem, não por falha de Cristo, mas por sua própria, uma vez que por sua própria incredulidade eles rejeitam os benefícios de Cristo oferecidos no evangelho"

“Os réprobos são obrigados a crer, porque o mérito de Cristo é de tão grande valor que é capaz de beneficiá-los também; e certamente os beneficiaria, se eles viessem a se arrepender e crer no evangelho.” *

* Acts of Synod,” Part II. p. 125, 126, 128, 129.


Edward D. Griffin, An Humble Attempt to Reconcile the Differences of Christians Respecting the Extent of the Atonement, (New York, Printed by Stephen Dodge, 1819), 362-367. See also: G Michael Thomas, The Extent of the Atonement, (Cumbernauld, Scotland: Paternoster, 1997), 139-140.