terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os Cânones de Dort: A Delegação de Bremen e a Morte de Cristo – Ludovicus Crocius


Ludovicus Crocius, o outro representante de Bremen, diz: 

"Tão grande é o valor, o preço, o poder e a suficiência da morte de Cristo, que nela não houve falta de nada para merecer, adquirir e obter reconciliação com Deus e remissão dos pecados por todos os homens e por cada homem. Foi o conselho, o objetivo e a intenção, não só de Deus Pai na entrega do Filho à morte, mas também do Filho ao morrer, adquirir, obter e merecer, pela mais preciosa morte e paixão, por todos e cada um dos pecadores humanos, para que, caso se arrependam e creiam em Cristo, quando se tornam capazes de instrução, sejam capazes de ser reconciliados com Deus e receber a remissão dos pecados."


"Cristo ter sofrido e morrido de acordo com o conselho de Seu pai e o Seu próprio, alcançou por sua morte e paixão mérito suficiente por todos e cada um dos pecadores humanos, para que, caso eles apenas se arrependam e creiam, sejam capazes de ser reconciliados com Deus, ou ser restaurados ao Seu favor e afeto. Essa doutrina como é a mais pura verdade e como concorda com as Escrituras, com a natureza da coisa, com a confissão da igreja (e expressamente a igreja de Bremen), com o melhor e mais comum sentimento dos Pais e dos teólogos antigos e modernos, deve ser, necessariamente, (como eu acredito), mantida e defendida, de forma incorruptivel e sagrada, na igreja de Deus, para a glória de Deus ... como também para a edificação, crescimento e consolação dos chamados na verdadeira fé e piedade, e, finalmente, para o salutar impedimento e refutação de diversas heresias, as quais como rocha surgem dessa doutrina ".

Edward D. Griffin, An Humble Attempt to Reconcile the Differences of Christians Respecting the Extent of the Atonement, (New York, Printed by Stephen Dodge, 1819), 362-367.

Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=150