"Tal é o valor e a virtude da paixão, morte e mérito de Cristo, que, por si e em sua própria natureza, é abundantemente suficiente para expiar e tirar todos os pecados de todos os homens, e obter e conceder a todos e a cada um, sem exceção, a reconciliação com Deus, a graça, a justiça e a vida eterna."
"E, portanto,o remédio para o pecado e a morte, nosso Senhor Jesus Cristo, é proposto e oferecido pela pregação do evangelho, não só para certas pessoas, ou somente para aqueles estão para ser salvas, mas para os eleitos e réprobos indiscriminadamente, e todos, sem distinção são convidados a uma participação ou fruição dele, e assim para a vida eterna; e todos e cada um são sinceramente e seriamente ordenados a crer em Cristo, viver por Ele, e vir para o conhecimento da verdade; e aqueles que não crêem no nome do Filho de Deus são justamente condenados."
"Neste sentido, Cristo é corretamente dito ter morrido suficientemente por todos, que todos os que crêem Nele e buscam Sua ajuda são capazes de obter a reconciliação, a remissão dos pecados e herança da vida eterna; que os pecados de homem nenhum são tão grandes que o sacrifício de Cristo não seja suficiente para expiá-los; que ninguém da raça raça humana é alienado dele no mesmo sentido e grau que Satanás e os anjos maus. E esta é a vontade e a intenção de Deus desde a eternidade, que a morte de Cristo fosse suficiente por todos, em tal sentido e grau, que Deus não possa requerer nenhum outro sacrifício ou satisfação pelos pecados dos homens, além desse, para expiar por cada mal (excetuados a permanente impenitência e o pecado contra o Espírito Santo), e por outro lado, para que não possa haver nenhuma necessidade de algum outro mérito pelos homens."
"Portanto, nenhum dos réprobos pode ser condenado e vir a perecer por falta de algo na morte de Cristo, ou por não haver Nele um suficiente remédio contra a destruição, mas cada um é condenado e vem a perecer inteiramente por sua própria culpa."*
* [footnote * Acts of Synod, Part II. p. 141, 142.]
Edward D. Griffin, An Humble Attempt to Reconcile the Differences of Christians Respecting the Extent of the Atonement, (New York, Printed by Stephen Dodge, 1819), 362-367.
Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=150