sábado, 23 de outubro de 2010

Os Cânones de Dort: A Delegação de Gelderland e a Morte de Cristo

1) Os delegados de Gelders disseram:

"O que é aqui afirmado (que Cristo morreu por todos, e que ninguém, a não ser os crentes são realmente feitos participantes da remissão), caso se refira a adultos, nós cremos de todo o coração, pois a Escritura inculca isso tão frequentemente, e em tais termos expressos, que ninguém, a não ser aquele que é manifestamente ímpio, pode negar ou questionar isso".

Source: Edward D. Griffin, An Humble Attempt to Reconcile the Differences of Christians Respecting the Extent of the Atonement, (New York, Printed by Stephen Dodge, 1819), 371.

2) As teses de Gelderland começaran com a declaração Remonstrante sobre o Segundo Artigo. Os delegados de Gelderland concordaram com os Remonstrantes que Cristo morreu por todos e que somente aqueles que crêem são salvos. Eles acrescentaram, no entanto, que Cristo morreu por todos, ou no sentido de que Ele morreu por todo tipo de homens ou no sentido de que o valor intrínseco da sua morte foi suficiente por todos os homens. Eles discordaram da afirmação Remonstrante de que Cristo realizou reconciliação por todos. Como provas ofereceram breves citações da Bíblia, de São Tomás de Aquino e Prosper ...

Godfrey, W.R. Tensions Within International Calvinism: The Debate on the Atonement at the Synod of Dort, 1618-1619. (Ph.D diss., Stanford University, 1974), 207-208.

Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?page_id=7346