quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Jonathan Edwards (1703–1758): Ezequiel 18:23, 32 e 33:11 (com ref. a 1 Timóteo 2:3-4 e 2 Pedro 3:9)




Deus muitas vezes usa muitos meios com homens ímpios para levá-los a abandonar os seus pecados. Isto é o que Deus declara em sua Palavra: que Ele não tem prazer na morte do pecador, mas que ele abandone seus pecados e viva.





Ezequiel 18:23: 

"Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?"

E mais uma vez em Ezequiel 18:32:

"Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei."

E em Ezequiel 33:11, onde Deus jura a mesma coisa: 

"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?"

Certamente seria horrível presunção em nos colocar isso em dúvida, depois de Deus ter jurado por sua vida pela verdade dessa declaração.

O mesmo que nos é dito no Novo Testamento pelo apóstolo. 1 Timóteo 2:3-4: 

"Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade."

2 Pedro 3:9: 

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se."

E, portanto, Deus aparece na sua providência lento para a ira, e costuma usar muitos meios com os pecadores para levá-los a abandonar as seus pecados, antes de os entregar [à sua ira]. Assim, o Espírito de Deus se esforçou muito tempo com o velho mundo, antes de destruí-lo.

Gênesis 6:3: 

"Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos."

Porque Deus enviou Ló, um pregador da justiça, para que os habitantes de Sodoma abandonassem seus pecados, antes de destruí-los. Assim, Ele não destruiu o Faraó duro de coração, até ter usado muitos meios para fazê-lo propenso a cumprir os mandamentos de Deus. 

Jonathan Edwards [1734], Sermons and Discourses, 1734-1738 (WJE Online Vol. 19), Ed. M. X. Lesser.  [Some spelling modernized and underlining mine.]

Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=7104
Tradutor:  Emerson Campos Pinheiro.