sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A A Hodge (1823-1886): Ezequiel 18:23 e 1 Timóteo 2:4

34. Como refutar a objeção tirada de textos como 1 Timóteo 2:4?

Eis os seus termos: “O qual deseja (quer) que todos os homens sejam salvos, e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

A palavra querer tem dois sentidos:


(a)desejar; 

(b) propor-se, ter a intenção de, determinar-se a . 

Em contextos como o da passagem acima é evidente que o sentido não pode ser que Deus tem a intenção de salvar ou que Ele Se determinou a salvar a todos, 

(a) porque nem todos são salvos, e nenhuma das intenções ou propósitos de Deus podem falhar e 

(b) porque a afirmação é que Ele quer que todos “venham ao conhecimento da verdade” no mesmo sentido em que “quer que todos sejam salvos” - e, apesar disso, deixa que a imensa maioria dos homens nasça, viva e morra nas trevas do paganismo, independentemente da Sua participação ativa no caso deles.

Passagens como essa declaram simplesmente a benevolência essencial de Deus. Ele não tem prazer na morte dos ímpios, e tem muito prazer na salvação dos homens. E, ao mesmo tempo, e em perfeita consonância com a Sua benevolência, por motivos suficientes mas que não nos são revelados, não proveu redenção para os anjos caídos, nem graça eficaz para os não eleitos entre os homens. As passagens dessa natureza afirmam simplesmente que, se não fossem aqueles motivos, seria do agrado da Sua natureza benévola que todos os homens fossem salvos.

Fonte: Hodge, Archibald Alexander. Esboços de Teologia. Publicações Evangélicas Selecionadas, pgs 305-306

Indicado por http://calvinandcalvinism.com/?p=264