domingo, 23 de março de 2014

Paul David Washer: Sobre o Dever da Fé



Depois do Evangelho ser pregado, frequentemente, o apelo ou a chamada do pecador não é bíblico, mas superficial; e leva muitas pessoas a acharem que são salvas, quando não são.

Então, vamos olhar para o que Jesus diz aqui, verso 15: 

“O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo”.

Como é que nós devemos responder? 

“Arrependei-vos, e crede no evangelho”.

Frequentemente, hoje em dia, no evangelicalismo, no movimento evangélico, depois do evangelista ter pregado, o evangelista vai dizer alguma coisa assim: 

“Você gostaria de receber a Jesus? Você gostaria de ir para o céu? Se você quiser, repita essa oração comigo”. 

E, depois que as pessoas repetem essa oração, aí eles dizem: 

“Se você realmente quis dizer o que você acabou de orar, bem-vindo à família de Deus. Você está salvo! E, se você tiver qualquer dúvida de que você é salvo, perceba que isso é só Satanás. Você tem que lembrar desse dia, esse é o dia que você fez aquela oração”.

Há problema com essa técnica evangelística, ela não é encontrada na Bíblia em lugar nenhum. Esse é o primeiro problema. Este é o pior problema. Mas, quando nós interpretamos as Escrituras, até o melhor dos homens, o melhor exegeta do grego e do hebraico, ele tem que comparar a sua interpretação com a história da Igreja. E esse é o segundo problema. Esse método de evangelização não é encontrado na história da Igreja. E, há mais um problema com esse método. Ele se origina de um local, um lugar, Estados Unidos da América. Não é global, mas veio de um lugar e desse único lugar espalhou-se para o mundo.

Mas, qual, então, deve ser a nossa resposta apropriada ao Evangelho? E o que nós devemos dizer para as pessoas fazerem?

Eu acho que seria muito sábio seguir as palavras de Jesus. Se nós estudarmos o livro de Atos, no vemos que ele repete as mesmas coisas. Se nós formos para as epístolas, a gente vai encontrar o mesmo fundamento. Se nós formos para as grandes confissões da igreja, a exemplo da Confissão de Westminster, o que nós vamos descobrir? As mesmas coisas! E o que você tem que fazer? Se arrependa dos seus pecados e creia!

Antes de eu definir o que significa arrependimento e fé, porque a maioria de vocês aqui tem pelo menos uma ideia sobre isso, eu quero que você atente para o mandamento de Jesus, ele diz: 

“Arrependei-vos e crede”. 

Estas são ordens. Cristo tá ordenando que todos os homens se arrependam e creiam, os apóstolos fazem a mesma coisa. Mas, ambos os mandamentos estão no presente, no tempo presente. Na língua grega, isto indica continuidade, algo que progride, que continua.

Nota do blog:   Esse texto é parte de um excelente sermão de Paul Washer disponibilizado no link a seguir: http://oestandartedecristo.com/2014/03/08/arrependei-vos-e-crede-no-evangelho-paul-david-washer/  Clique e confira o sermão na íntegra.

Sem comentários:

Enviar um comentário