quinta-feira, 30 de maio de 2013

Jonathan Edwards (1703–1758): Há Duas Vontades em Deus? Sim.





Os Arminianos ridicularizam nossa distinção das vontades secreta e revelada de Deus, ou melhor dizendo, nossa distinção entre o decreto e a lei [de Deus], porque nós dizemos que ele pode decretar uma coisa e ordenar outra; dizem também que nós colocamos inconsistência e contradição em Deus, como se uma vontade sua contradissesse e fosse diretamente contrária a outra.


No entanto, se eles chamarão isso de contradição de vontades, nós certamente e absolutamente sabemos que tal coisa existe, então eis o maior absurdo de discutir a respeito disso.


* Nós e eles [sabemos que foi] a vontade secreta de Deus que Abraão não sacrificasse seu filho, no entanto, ainda assim sua ordem foi para que o fizesse.

* [Nós] certamente sabemos que Deus quis que o coração de Faraó fosse endurecido, e ainda assim o endurecimento de seu coração foi seu pecado.

* Nós sabemos que Deus quis que [os] egípcios odiassem o povo de Deus. Salmo 105:25:


 “Mudou-lhes o coração para que odiassem o seu povo e usassem de astúcia para com os seus servos.”


* Nós sabemos que foi a vontade de Deus que Absalão se deitasse com as esposas de Davi. 2Samuel 12:11-12: 


“Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.”


* Nós certamente sabemos que Deus quis que Jeroboão e as dez tribos se rebelassem. Nós sabemos que o mesmo pode ser dito da pilhagem dos Babilônios; e outros exemplos podem ser dados. A Escritura nos diz claramente que Deus quer endurecer alguns homens (Romanos 9:18), quis que Cristo fosse morto por homens, [etc.].


Original: edwards.yale.edu
Tradução: voltemosaoevangelho.com

Sem comentários:

Enviar um comentário