sábado, 26 de novembro de 2011

João Calvino (1509-1564): Cristo Busca a Salvação do Mundo e dos Réprobos - Citações Diversas

Sermões

1) Aqui Pedro faz uma menção especial ao sumo sacerdote. Ele menciona toda a família sacerdotal; menciona os anciãos do povo, os escribas e os governantes, como se dissesse:

"Estes são todos aqueles que têm autoridade espiritual da igreja, os quais são inimigos e adversários de Deus."

É verdade que Pedro faz bem em usar esses títulos honráveis no início, ao chamá-los de "governantes do povo e anciãos de Israel", mas, em seguida, acrescenta:

'Vocês são inimigos de Deus, vocês que crucificaram o autor da vida, vocês que rejeitaram a salvação do mundo, vocês que fizeram tudo que podiam para impedir o avanço do reino de Deus". 

John Calvin, Sermons on Acts 1-7, Sermon 10, Acts 4:5-12, p., 132.
.


2) "Lucas também adiciona que eles tomaram conselho de como poderiam matar os apóstolos. Essa é a ingratidão que os incrédulos oferecem a quem leva o evangelho a eles. Quando os servos de Deus proclamam que o Filho de Deus veio ao mundo para trazer a salvação a todos os homens, os homens são tão ingratos que rangem os dentes contra o ensino e tentam matar aqueles que buscam ajudá-los dessa forma". John Calvin, Sermons on Acts 1-7, Sermon 21, Acts 5:33-35, 38-39, p., 277.

3) "Assim, pois, nós não só tomamos posse da bondade de Deus para nos fazer felizes, no tocante a vida eterna, que ainda está oculta de nós, apesar de esperarmos por ela, mas também no que se refere a todos os benefícios que nós recebemos diariamente Dele. Nisso demonstra que nos fará sentir que Ele não nos fez seus filhos em vão. Essa é suma do que devemos ter em mente.

Agora é dito que “o monte de Sião é a alegria de toda a terra" Ele confirma de modo muito melhor o que já expôs: Pois, sem essa palavra um homem poderia dizer que o profeta falava de uma única cidade e que isso não se refere em nada a nós. Mas ele diz que é a alegria de todo o mundo, porque essa doutrina de salvação que Deus tinha posto ali como na responsabilidade deles por um tempo, seria pregada e anunciada em todo o mundo.

E, de fato, nós temos onde nos alegrar em abundância vendo Deus quebrando o muro que era a divisão entre os judeus e nós, que eramos pagãos. Pois antes disso, nós eramos excluídos de todas as promessas, mas Jesus Cristo se manifestou e disse que não veio somente para os filhos que descendem de Abraão, mas para todos os povos e nações, como é dito no outro Salmo:

"Deus reina para que outros países distantes se alegrem" . Vendo, então, que isso foi feito, para que não houvesse apenas um punhado de pessoas adorando a Deus sob a lei e os profetas: somos participantes desse benefício, e da mesma felicidade inestimável, quando é dito que o monte de Sião é a alegria de toda a terra. E isto é porque também nos demonstrou o profeta Isaías, que a lei deve vir dali.

E no Salmo 110, que Deus estendeu o seu cetro até aos últimos confins da terra, e para os países distantes. Para ser breve: Deus foi chamado e conhecido em todo o mundo. Mas ainda assim a raiz e o principio veio do templo, e a esperança de nossa salvação". John Calvin, Three Notable sermons made by the godly and famous Clerke Maister John Caluyn, on three seueral Sondayes in Maye, the year 1561 upon Psalm 46, (Printed at London by Rouland Hall, dwellinge in Gutter Lane, at the sygn of the halfe Egle and the Keye, 1562), 3rd sermon. [No pagination, page manually numbered from third sermon: 12-14.]


Comentários


3) "Não foi sem espanto que eles ouviram que aqueles que eram naquele momento estranhos, seriam cidadãos e herdeiros do reino de Deus; e não somente isso, mas que o pacto de salvação seria imediatamente proclamado, para o mundo todo pudesse ser unido no corpo da Igreja". John Calvin, Matthew 8:11.

4) “Mas ide antes às ovelhas perdidas”. "A classificação em primeiro lugar, como já dissemos, é designada aos judeus, porque eles eram o primogênito, ou melhor, porque naquela época só eles eram reconhecidos por Deus como pertencendo à sua família, enquanto outros foram excluídos. Ele os chama de ovelhas perdidas, em parte, porque os apóstolos, movidos pela compaixão, poderiam mais facilmente e com mais calorosa afeição dar sua assistência, e, em parte, para informá-los de que existe, no presente, abundante ocasião para seu trabalho

Ao mesmo tempo, sob a figura dessa nação, Cristo ensinou qual é a condição de toda a raça humana. Os judeus, que estavam próximos a Deus, em aliança com Ele, e, portanto, eram os herdeiros legais da vida eterna, são pronunciados, no entanto, estarem perdidos, até que recuperem a salvação por meio de Cristo. Então, o que resta para nós, que somos inferiores a eles em honra?

Novamente, a palavra “ovelhas” é aplicada até mesmo para os réprobos, que, propriamente falando não pertencem ao rebanho de Deus, porque a adoção se estende a toda a nação; assim aqueles que mereciam ser rejeitados, por conta de sua traição, são em outros lugares chamados filhos do reino Mateus 8:12.) Em resumo: pelo termo “ovelhas” Cristo recomenda os judeus aos apóstolos, para que eles possam dedicar seu labor a eles, porque eles não poderiam reconhecer ninguém como rebanho de Deus, a não ser aqueles que foram recolhidos ao aprisco". John Calvin Matthew 10:6.

5) “Para as ovelhas perdidas da casa de Israel”. "Ele dá a denominação de ovelhas da casa de Israel não somente para os eleitos, mas para todos aqueles que eram descendentes dos santos pais; porque o Senhor incluiu todos no pacto, e foi prometido indiscriminadamente a todos como um Redentor, assim Ele também se revelou e se ofereceu a todos sem exceção. É digno de observação, que Ele se declara ter sido enviado para as ovelhas PERDIDAS, de modo que Ele nos assegura, em outra passagem que veio salvar o que estava perdido (Mateus 18:11). Agora, como nós desfrutamos desse favor, nos dias de hoje, em comum com os judeus, nós aprendemos qual é a nossa condição até que Ele surja como nosso Salvador". John Calvin Matthew 15:24.

7) "A simples menção do sepultamento deveria ter amolecido um coração de ferro, porque disso teria sido fácil inferir que Cristo se ofereceu como um sacrifício para a salvação da raça humana". John Calvin, Matthew 26:14

8) "O erro de Simão reside apenas nisto: Ao não considerar que Cristo veio salvar o que estava perdido, ele conclui precipitadamente que Cristo não faz distinção entre os dignos e os indignos. Para que não compartilhemos dessa antipatia, aprendamos, primeiro, que Cristo foi dado como um Libertador para os homens miseráveis e perdidos, e para restaurá-los da morte para a vida".

Nota do tradutor [da fonte original]:

“Que Christ a este donne pour liberateur au genre humain, miserable et perdu;” - que Cristo foi dado comoum libertador para a raça humana, miserável e perdida " John Calvin, Luke 7:36.


9) "E chorou sobre ela." "Como não havia nada mais que Cristo desejasse ardentemente do que executar o ofício que o Pai lhe havia confiado, e como Ele sabia que o fim de sua vocação era recolher as ovelhas perdidas da casa de Israel (Mateus 15:24), desejou que sua vinda pudesse trazer salvação a todos. Esta foi a razão pela qual Ele foi movido com compaixão e chorou sobre a iminente destruição dacidade de Jerusalém.

Porque enquanto ele refletia que esta era a morada sagrada que Deus tinha escolhido, na qual o pacto de salvação eterna deveria habitar - o santuário daquela salvação que sairia para o mundo todo, era impossível que não lamentasse profundamente a sua ruína. E quando viu o povo, que tinha sido adotado para a esperança da vida eterna, perecer miseravelmente por sua ingratidão e maldade, não precisamos nos surpreender se Ele não pudesse se abster das lágrimas". John Calvin, Luke 19:41.

10) "Mais uma vez, quando eles afirmam que Jesus é o Cristo e o Salvador do mundo, sem dúvida, aprenderam isso de ouvi-lo. Daí podemos inferir que, no prazo de dois dias, o resumo do Evangelho foi mais claramente ensinado por Cristo do que Ele tinha até então ensinado em Jerusalém. E Cristo testemunhou que a salvação, que ele trouxe, era comum ao mundo todo, para eles pudessem compreender de forma mais completa o que também lhes pertencia; porque Ele não os chamou sobre o fundamento de serem herdeiros legais, como os judeus eram, mas ensinou que veio para admitir estranhos na família de Deus, e para trazer a paz aos que estavam longe (Efésios 2:17)". John Calvin, John 4:43.


11) “Se alguém ouvir as minhas palavras”. "Depois de ter falado a respeito da sua graça, e exortado seus discípulos à fé firme, Ele agora começa a atacar os rebeldes; mas mesmo aqui ele atenua a severidade devida à maldade daqueles que, deliberadamente, por assim dizer, rejeitam a Deus; pois retarda pronunciar julgamento sobre eles, porque, ao contrário, veio para a salvação de todos. Em primeiro lugar, devemos entender que Ele não fala aqui de todos os incrédulos sem distinção, mas daqueles que, conscientemente voluntariamenterejeitam a doutrina do Evangelho, que tem sido exposta a eles.

Por que então Cristo não escolheu condená-los? É porque ele deixa de lado por um tempo o ofício de juiz, e oferece a salvação a todos, sem reservas, e estende seus braços para abraçar a todos, para que todos possam ser mais encorajados ao arrependimento. E ainda há uma circunstância de não pequena importância, pela qual Ele aponta o agravamento do crime, se eles rejeitarem um convite tão amável e gracioso, pois é como se tivesse dito:

"Eis que eu estou aqui para convidar todos, e, esquecendo o caráter de um juiz, eu tenho isso como meu único objetivo, para persuadir a todos e para resgatar da destruição aqueles que já estão duplamente arruinados." Nenhum homem, portanto, é condenado por ter desprezado o Evangelho, exceto aquele que, desdenhando a amável mensagem da salvação, optou por sua própria vontade trazer destruição sobre si mesmo. A palavra juiz, como é evidente da palavra salvar, com a qual é contrastada, aqui significa condenar. Agora, isto deve ser entendido como referindo-se ao ofício que propriamente e naturalmente pertence a Cristo". John Calvin, John 12:47

12) “Aquele que me rejeita”. "Para que os homens maus não pudessem se estimular como se a sua irrestrita desobediência a Cristo fosse passar impune, Ele acrescenta aqui uma terrível ameaça, que embora não fosse fazer nada a esse respeito, ainda assim apenas sua doutrina seria suficiente para condená-los, como diz em outro lugar, que não haveria necessidade de qualquer outro juiz além de Moisés, em quem se gabavam ( João 5:45). O significado, portanto, é: "Queimando com ardente desejo de promover a sua salvação, Eu, de fato, me abstenho de exercer o meu direito de condená-lo, e estou completamente envolvido em salvar o que está perdido, mas não pense que você escapou das mãos de Deus; pois embora eu mantenha totalmente a minha paz, a palavra apenas, que você tem desprezado, é suficiente para julgá-lo". John Calvin, John 12:48.

13) "Cristo não apenas declara o seu poder, mas também a sua bondade; com a finalidade de poderatrair para si os homens com a doçura de sua graça. Porque Ele veio salvar o mundo, e não para condená-lo". John Calvin, Acts 5:12.

15) "E, porquanto (como o mesmo Paulo testemunha) que Cristo foi declarado ser o Filho de Deus em poder, quando ele ressuscitou dentre os mortos (Romanos 1:4), concluímos que este era o principal símbolo de excelência celestial, e que o Pai, então, o trouxe verdadeiramente para à luz, para que o mundo pudesse saber que Ele foi gerado Dele [do Pai]". John Calvin, Acts 13:33.

16) “O pão que Eu darei é a minha carne que darei pela vida do mundo”. "Eu gostaria que eles fossem menos acostumados a desenfreada licença em dilacerar as Escrituras. Eu não só admito o seu postulado, que o pão é verdadeiramente carne, mas eu vou mais longe, e adiciono o que eles injuriosamente e vergonhosamente omitem, que este pão é dado diariamente, como a carne foi oferecida uma vez na cruz para a salvação do mundo . Também não é supérflua a repetição da expressão “Eu darei”. O pão, portanto, é verdadeiramente e propriamente a carne de Cristo, na medida em que Ele está lá falando não de um alimento corruptível, mas de um alimento celestial".  John Calvin, “Second Defence of the Pious and Orthodox Faith Concerning the Sacraments in Answer to the Calumnies of Joachim Westphal,” in Selected Works, vol, 2, p., 425.

Fonte:  http://calvinandcalvinism.com/?p=230


Sem comentários:

Enviar um comentário