terça-feira, 29 de novembro de 2011

João Calvino (1509-1564): Almas Redimidas Perecendo e Redenção Anulada - Citações Diversas

Sermões


2) Contemple que o nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, humilhou a Si mesmo por um tempo, como diz S. Paulo. ...sendo Ele a fonte da vida, tornou-se um homem mortal, e que tendo domínio sobre os anjos do céu, tomou para Si a forma de um servo, e de fato, até mesmo derramou Seu sangue por nossa redenção, visando sofrer a maldição que era devida a nós (Gl 3:13). 

É conveniente que, não obstante tudo isso, Ele nos dia de hoje, em recompensa, seja rasgado em pedaços pelas bocas fétidas daqueles que nomeiam a si mesmos de cristãos?



Pois quando juram pelo Seu sangue, por Sua morte, por Suas feridas e por qualquer outra coisa Dele, isso não é crucificar o filho de Deus novamente, tanto quanto podem, e não é como se o estivessem rasgando em pedaços? E não são tais pessoas dignas de serem cortadas da Igreja de Deus, sim, e até mesmo do mundo, e não serem mais contados dentre as Suas criaturas? Se o nosso Senhor Jesus tem tal recompensa vinda de nós, porque se rebaixar e se humilhar dessa maneira?

Deus ao censurar Seu povo diz: 

"Meu povo, o que Eu fiz para vocês? Eu os tirei do Egito, guiei vocês com toda mansidão e bondade, Eu os plantei como se fossem minha própria herança, com a intenção de que vocês fossem uma vinha que desse bons frutos, e Eu a preparei e adubei e agora és amarga para mim, e além disso geras espinhos para me sufocar? O mesmo cabe a nós neste dia. Pois quando o filho de Deus, que é designado ser o juiz do mundo (João 5:22), vier no último dia e  também nos dizer: “Como agora senhores?”

Vocês carregaram meu nome, vocês foram batizados em memória de mim e do registro de que Eu fui seu Redentor, Eu tirei vocês para fora das masmorras na qual vocês estavam, Eu livrei vocês da morte eterna por sofrer a mais cruel morte, e pelo mesmo motivo me tornei homem, e me submeti até à maldição de Deus, meu Pai, para que vocês pudessem ser abençoados por minha graça e por meus meios. 

E eis a recompensa que vocês tem me dado por tudo isso: vocês tem me rasgado em pedaços e feito de mim objeto de ridiculo, e tem feito da morte que sofri por vocês uma piada no vosso meio, o sangue que é a purificação e a limpeza de suas almas tem sido bom para ser pisado sob seus pés, e para ser breve, vocês tem tomado ocasião para me maldizer e me blasfemar, como se Eu tivesse sido uma criatura miserável e amaldiçoada.” 

Quando o juiz soberano nos cobrar com essas coisas, eu vos pergunto, não será tão estrondoso sobre nós para nos lançar ao fundo do inferno? Sim, e ainda assim há poucos que pensam sobre isso. John Calvin, Sermons on Deuteronomy, Sermon 33, 5:11, p., 196.
3)Agora, se for demandado aqui, que não é licito estar conversando com os impios e perversos para ganhá-los, eu respondo: Sim, certamente, até que um homem os encontre para aplicar o remédio. Porque abandonar um homem no primeiro choque, quando ele agiu errado, ou quando parece que está na na estrada para a destruição, é uma promoção da destruição da miserável alma que foi redimida pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. John Calvin, Sermons on Deuteronomy, Sermon 119, 20:16-20, p., 731.

4)É verdade que São João diz geralmente que Ele amou o mundo. E por quê? Porque Jesus Cristo se oferece a todos os homens, sem exceção, para ser seu Redentor. Isso é dito, depois no Pacto, queDeus amou o mundo quando Ele enviou seu único filho, mas Ele nos amou, nós (eu digo) que fomos ensinados por seu Evangelho, porque Ele nos reuniu a Ele.
E os fiéis que são iluminados pelo Espírito Santo, tem ainda um terceiro uso do amor de Deus, o qual é que Ele se revela mais familiarmente a eles, e sela sua adoção paterna, pelo seu Espírito Santo, e grava isso em seus corações. Agora, então, vamos, em todos os casos, aprender a conhecer esse amor de Deus, e quando chegarmos lá, não vamos ir além.

Assim, vemos três graus do amor de Deus, como nos demonstrou em nosso Senhor Jesus Cristo. O primeiro diz respeito ao resgate que foi comprado na pessoa daquele que deu a si mesmo à morte por nós, e se tornou maldito para nos reconciliar com Deus, seu Pai. Esse é o primeiro grau do amor, que se estende a todos os homens, na medida em que Jesus Cristo estende seus braços para chamar e atrair todos os homens, tanto os grandes quanto os pequenos, e ganhá-los para Ele.

Mas existe um amor especial por aqueles a quem é o pregado o evangelho, pelo qual Deus testifica a eles que quer fazê-los participantes daquele beneficio que foi comprado para eles pela paixão e morte de Seu filho.

E tendo em vista que somos desse número, portanto, nós estamos, já, duplamente obrigados a nosso Deus: aqui são dois laços que nos mantem, por assim dizer, ligados a Ele

Agora vamos para o terceiro laço, que depende do terceiro amor que Deus nos demonstra: o qual é que Ele não só faz com que o evangelho seja pregado a nós, mas também nos faz sentir o seu poder, pelo qual [nos faz] não duvidar que nossos pecados foram perdoados por causa do nosso Senhor Jesus Cristo ...Calvin, Sermons on Deuteronomy, Sermon, 28, 4:36-38, p., 167 .

5) Novamente, em geral, se eu ver meu próximo se extraviar e rumar para a destruição, eu devo recuperá-lo, em conformidade com São Tiago que nos adverte dizendo: 

"Se algum de vocês trouxer de volta o seu próximo, quando ele se perdeu, ao caminho correto, terá ganhado uma alma para Deus” (Tiago 5:19). 

Agora, se nosso Senhor estende o Seu amor até para bois e burros, o que devemos fazer para aqueles a quem criou a Sua própria imagem, e que são como nós, e com quem estamos ligados por um tipo de fraternidade, não somente em relação aos nossos corpos, mas também em relação às nossas almas? Nós devemos vê-los se desviar e ir para a destruição, e não estender nossas mãos nem nos esforçar para trazê-los de volta à salvação? Portanto, quando vemos as almas dos homens em perigo de serem perdidas, aprendamos a recuperá-las, e vamos nos aplicar nisso tanto quanto pudermos ... 

Veja, Deus nos diz que pertencemos a Ele, e que nós somos Sua herança. Agora, se um pobre homem se extraviar como um animal que se perdeu, eu vou deixar que Deus sofra a diminuição do Seu direito, ou que Ele tenha suas propriedades diminuidas? Verdade é, que não podemos enriquecê-lo, mas ainda assim Ele mostra quão custoso Ele nos amou, em que Ele nos comprou com o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Eu vejo a propriedade de Deus ir para a destruição e não faço nada a respeito, e assim ela é perdida Dele por meio de minha própria negligência. Como eu posso me desculpar? John Calvin, Sermons on Deuteronomy, Sermon 125, 22:1-4, p., 768-9.

6) Mas se eu fizer meu próximo tropeçar, não só para quebrar seu braço ou sua perna, ou mesmo seu pescoço, mas também para a destruição de sua alma, que coisa é essa? Pois vemos que as pedras de tropeço colocadas pelos homens servem para a completa derrubada e destruição de almas tolas queforam compradas pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Portanto, quando os homens acarretam problemas e tropeços na Igreja, eles não fazem as coisas que Deus começou a edificar irem para a destruição? Portanto, olhemos para nós mesmos e consideremos que Deus tem tal cuidado de nossas pessoas, para que cada [um] de nós siga seu exemplo. Se, de antemão, nós providenciarmos que nenhum mal aconteça com os corpos dos homens, teremos suas almas em muito maior consideração. John Calvin, Sermons on Deuteronomy, Sermon 126, 22:5-8, p., 777.

7) E assim, os homens roubam a si mesmos se afastando de Deus e de Sua igreja. Eles fazem comércio e venda de suas próprias almas, como se fosse por um prato de sopa, como é dito de Esaú (Gen 25:32), isto é, pelo alimento terrestre eles se vendem e se tornam escravos de Satanás . 

E assim vemos que esta lei é hoje muito mal conservada, e, portanto, devemos muito mais notar a intenção e o sentido de Deus, a fim de que cada um dos muitos a quem Deus graciosamente concedeu a graça de reunir no número de Seu povo, possa se manter entre eles: e a fim de melhor manter a liberdade que temos, consideremos (como diz São Paulo) quão dispendiosa ela foi ao Filho de Deus (Rm 6:17 e 1 Coríntios 7: 23):

Não entremos novamente no cativeiro de Satanás e do pecado, visto que fomos libertados dali pelo sangue do Filho únigenito de Deus, mas andemos de acordo com esse privilégio que Deus nos deu, e nos agarremos a essa possessão enquanto vivemos. E quando cada [um] de nós tiver tal consideração de si mesmo, façamos o mesmo para evitar que todos os nossos irmãos, a quem Deus uniu a nós, não se apartem da Sua casa. 

Empreguemos todos os nossos esforços para que cada [um] de nós possa manter seu estado, para que ninguém possa ser diminuído, para que ninguém se perca ou se extravie. E mais, tenhamos medo de fazer comércio daquelas almas que foram redimidas por nosso Senhor Jesus Cristo, que custaram um preço tão alto, e não busquemos a nossa própria comodidade em nome do que, como nós vemos, muitos, miseravelmente, se entregam a este ponto, e assim que encontram refeição mais gorda,  não se importam nem um pouco se permanecem na Igreja de Deus, ou não. John Calvin,Sermons on Deuteronomy, Sermon 138, 24:7-8, p., 847.

8) E assim, a seguir, onde é dito “é aquele que te criou e te formou”, é porque é um mais excelente dom, a saber, que Deus grava essa marca sobre nós, como quem diz que seriamos reconhecidos como seus filhos, assim como nos reúne a Ele, e nos faz novas criaturas; em virtude do que o pecado se torna mais hediondo, se nós desfigurarmos o mesmo novamente, e cairmos para nos chafurdar novamente na imundície da impureza do mundo...

Pois temos a própria garantia em si, a qual os judeus não tinham, a saber, o nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o Filho Unigênito de Deus, e chegou até nós do seio do Pai. Ele nos tem fornecido registro da nossa adoção.  A porta do paraíso agora está aberta para nós.  Podemos agora não apenas invocar a Deus como nosso Pai, mas também chamar-Lhe com a boca cheia "Abba Pai", pois essa é a palavra que São Paulo usa expressamente.

...Novamente, Ele não nos adquiriu para Si mesmo? Se ele possuia o povo antigo, porque os tirou da terra do Egito, vejamos quanto mais Ele fez agora por nós do que por eles.

Verdade é que a redenção dos judeus foi pelo poder da morte e paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, mas isso ainda não havia sido declarado a eles, e estes tinham apenas as figuras e as sombras da mesma. Mas  agora vemos que o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo foi derramado para a nossa redenção, e para a aquisição da nossa salvação. E nós , agora, iremos pisar com os pés o sangue santo, pelo qual a aliança do parentesco espiritual, a qual Deus entrou conosco, é ratificado e confirmado? E assim tocante a Lei, como o apóstolo fala dela na epístola aos Hebreus? Assim como muitos (diz ele) violaram o tabernáculo, que foi feito por Moisés, não foram poupados - sua falha foi imperdoável (Hb 2:3) - e o que será de nós hoje em dia?

Não é nossa perversidade muito mais vergonhosa? Portanto, agora, tenhamos em mente que nós somos precisosa possessão de Deus, com a intenção de não nos entregarmos a Satanás. Além disso entendamos, depois, de que maneira Ele nos criou e nos formou, e não recusemos essa graça, mas, uma vez, que Ele tem concedido nos reformar, não maculemos a nós mesmos com a vergonha, indo ao ponto de desfigurar a imagem e feitura que Ele tem colocado em nós. John Calvin Sermons on Deuteronomy, Sermon 179, 32:5-7, p., 1114.

10) Uma vez mais, quando vemos um homem açoitado na mão de Deus, não consideremos apenas que ele foi criado à imagem de Deus, mas também que ele é nosso próximo, e, de toda maneira, um conosco. Nós somos todos de uma só natureza, todos de uma só carne, todos de uma só humanidade, de modo que pode ser dito que nós todos provemos de uma mesma fonte. Uma vez que isso é assim, não deveríamos ter consideração um pelos outros? Além disso, [ao] ver uma uma pobre alma indo para a destruição, eu não deveria ter piedade dela para ajudá-la se isso estiver em meu poder?

E mesmo que eu não seja capaz, ainda assim deveria estar desolado por isso. Estas (eu digo) são as duas razões que deveriam nos levar à piedade quando nós vemos Deus afligir os que são dignos disso.Então nós refletiremos , naturalmente, se necessitamos ser cruéis e obtusos, ou então, consideraremos assim “Eis um homem que é criado à imagem de Deus. Ele é da mesma natureza que eu sou” e novamente “Eis uma alma que foi comprada com o sangue do Filho de Deus, se a mesma perecer não devemos ficar entristecidos?”. John Calvin, Sermons on Job, Sermon, 71, 19:17-25, p., 333

Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=230

14) “Quando nós mostramos misericórdia para aqueles que erraram, nós nunca devemos indulgenciá-los com bajulação, ou ignorar seus malfeitos se maneira que a situação piore ainda mais. Devemos mostrar pena quando percebemos que nosso próximo ainda está sujeito a muitas fraquezas, e nós devemos ser pacientes para com ele, não para imitá-lo mas para retribuir suas faltas com bondade. 

Não devemos nunca nos alegrar com o mal alheio, como muitos que gargalham e sorriem diante do infortúnio alheio. Em vez disso, é preciso ficar de luto e dizer: “Que triste, aquele pobre homem ofendeu a Deus”. Deveríamos ficar injuriados ao ver morrendo alguém que foi tão bondosamente redimido pelo precioso sangue de Cristo; deve nos incomodar ver a justiça de Deus ser violada e sua glória diminuída”. Calvino, João. Beatitudes: Sermões sobre as bem-aventuranças, pg 60. São Paulo: Fonte Editorial, 2008

15) “Imagine uma pessoa que toma cuidado em não causar problemas ou perturbar ninguém, e que, ao contrário, se esforça para agradar a todos, estando ela num período difícil ou não; gentilmente relevará muitos erros em vez de fazer uma confusão. Mesmo assim, somos obrigados a seguir o preceito de nosso Senhor aqui, e almejar por paz em todos os lugares. Contudo, não é o suficiente evitar a violência, má vontade ou injúria aos outros, quando alguém está errado, devemos resistir; quando pessoas inocentes são afligidas, devemos apoiá-las o quanto pudermos, dando a elas ajuda e alívio.

Quando vemos duas pessoas em conflito, devemos sentir pena por duas almas redimidas pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, mas que estão em perigo de perdição. Nós devemos sofrer quando a vitória vai para o demônio, que é o príncipe da discórdia, e quando Deus, que é o autor da paz, é ignorado. Esse pensamento deveria nos levar ao desejo de colocar um fim no conflito. É por isso que, por outro lado Deus amaldiçoa todos os que trazem disputas e conflito entre os homens. 

Eles são como incendiários que, por sua intriga, incitam amigos a odiar uns aos outros; e quando a suspeita mútua é incitada, eles espreitam e aumentam as chamas. É como se existisse uma ferida aberta e alguém viesse e em vez de aplicar uma boa pomada como cura, esfregasse veneno, fazendo com que a ferida ficasse ainda pior.” Calvino, João. Beatitudes: Sermões sobre as bem-aventuranças, pg 69. São Paulo: Fonte Editorial, 2008

39) “Ele, depois, declara, na primeira oração, que eles debalde esperavam misericórdia da parte de Deus, porque a destruição definitiva deles estava decretada. Segue-se, então, o motivo para isso, pois que eles haviam tola e impiamente abusado da mercê divina, visto como, tendo sido remidos por ele, contudo, prosseguiam na maldade, e ainda procediam perfidamente para com Deus, embora fingissem agir diferentemente. Visto pois que não houve nenhuma mudança para melhor, Deus ora mostra que não mais despenderia seu favor com homens tão ímpios.

Ora, esse ponto ensina quão intolerável é nossa ingratidão quando, após haver sido resgatado pelo Senhor, não guardamos a fé empenhada a ele, a qual ele exige de nós; pois Deus é nosso libertador nesta condição, que sejamos de todo devotados a ele. Pois aquele que foi remido não deve viver como se possuísse direito a si próprio e à sua própria vontade; mas deve ser integralmente dependente do seu Redentor. Se, então, agirmos desse modo traiçoeiro para com Deus, após havermos sido libertos por sua graça, seremos culpados de impiedade e perfídia tais que merecem uma vingança dobrada: e isso é o que o Profeta ensina aqui”. Calvino, João. Comentário de Oséias, pg 173. Tradutor: Vanderson Moura da Silva. Disponibilizado em http://www.monergismo.com.

43) “Como Deus ofereceu uma prova de quanto cuidado ele tem pela salvação de sua Igreja, não poupando seu Filho unigênito, assim ele não permitirá que fique impune a negligência dos pastores através de que as almas que ele redimiu com um preço tão alto pereçam ou se tornem presa de Satanás”. Calvino, João. Pastorais. Comentário de 2 Timóteo 4:1, pg 268. Editora Fiel.

44) “Se a fé de uma só pessoa está em iminência de ser transtornada; se a alma de uma única pessoa, que foi redimida pelo sangue de Cristo, corre o risco de ser arruinada, o pastor precisa cingir-se imediatamente para resistir; quanto menos tolerável será ver casas inteiras sendo transtornadas!” Calvino, João. Pastorais. Comentário de Tito 1:11, pg 316. Editora Fiel.

45) “O qual a si mesmo se deu por nós”. “Eis aqui outra fonte de exortação, baseada no propósito ou efeito da morte de Cristo. Ele se ofereceu em nosso lugar para que fôssemos redimidos da escravidão do pecado, e adquiriu-nos para si mesmo a fim de sermos sua possessão. Sua graça, inevitavelmente, traz consigo novidade de vida, pois aqueles que continuam servindo ao pecado tornam nula a bênção da redenção. Mas agora fomos resgatados da escravidão do pecado para podermos servir à justiça de Deus.

Deste fato ele passa imediatamente ao segundo ponto, a saber: “e purificar para si um povo para ser sua possessão peculiar, zeloso e de boas”, querendo dizer com isso que o fruto da redenção está perdido, caso ainda sejamos dominados pelos desejos pecaminosos do mundo. Para expressar mais claramente o fato de que fomos consagrados para a prática de boas obras mediante a morte de Cristo, ele usa o termo “purificar”, pois seria vergonhoso que nos permitíssemos macular com as imundícias das quais a morte do Filho de Deus nos purgou”. Calvino, João. Pastorais. Comentário de Tito 2:14, pg 341. Editora Fiel.

Sem comentários:

Enviar um comentário