terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mattew Henry (1662-1714): A Redenção Universal da Humanidade

Questão 21. Quem é o Redentor dos eleitos de Deus?


A. O único Redentor dos eleitos de Deus é o Senhor Jesus Cristo, que sendo o Filho eterno de Deus, tornou-se homem, e assim foi e continua a ser, Deus e homem, em duas naturezas distintas, e uma pessoa, para sempre.

1. A humanidade precisa de um Redentor?

Sim, porque pelas nossas iniqüidades nós vendemos a nós mesmos, Is 50:1.


Os eleitos precisam de um Redentor?

Sim, porque nós mesmos também fomos algumas vezes desobedientes, Tit. 3:3.


Teria havido um Redentor, se Adão não tivesse pecado?

Não, porque não haveria necessidade de um médico, Mat. 9:12.


Um anjo poderia ter sido nosso Redentor?

Não, porque aos seus anjos atribui loucura, Jó 4:18.


2. Jesus Cristo é o Redentor? 

Sim, só há um só mediador entre Deus e o homem, o homem Cristo, Jesus, 1 Tm 2:5. 


Ele é o único Redentor? 

Sim, porque não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos, Atos 4:12. 


Ele é um Redentor universal? 

Sim, ele deu a si mesmo em resgate por todos, 1 Tm. 2:6. 


Ele morreu para adquirir uma oferta geral? 

Sim, o Filho do homem foi levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, João 3:14,15.


Todo o mundo está melhor pela mediação de Cristo? 

Sim, porque por ele todas as coisas subsistem, Col. 1:7. 



É culpa de Cristo, então, que muitos pereçam?

Não, “eu quis ajuntas vocês, e vocês não quiseram”, Mat. 23:37.


3. Cristo, de uma maneira especial, é o Redentor dos eleitos de Deus? 

Sim, “eu dou a minha vida pelas ovelhas”, João 10:15. 


A salvação deles foi particularmente designada na missão de Cristo? 

Sim, “tu lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste”, João 17:2. 


A santificação deles foi especialmente concebida? 

Sim, “E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados”, João 17:19. 


Toda a humanidade e não os demônios é redimida? 

Sim: pois ninguém deve dizer como eles fizeram “Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus”Mat. 8:29. 


Mas os eleitos são redimidos dentre os homens? 

Sim, “estes são os que dentre os homens foram comprados”, Apocalipse 14:4.


4. O Redentor é o Senhor? 

Sim, “toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor” , Fil. 2:11. 


Jesus é um Salvador? 

Sim, “tu lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”, Mat. 1:21. 


Ele é o Cristo ungido? 

Sim, porque “Deus, o teu Deus, o teu Deus, te ungiu”, Hb 1:9. 


Ele é Emmanuel? 

Sim, “ele será chamado pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco”, Mat. 1:29.


Matthew Henry, “Scripture Catechism in the Method of the Assembly’s,” in The Miscellaneous Works of the Rev. Matthew Henry, V.D.M. (London: Joseph Ogle Robinson, 1830), 878. [Bracketed insert mine, some spelling modernized; and underlining mine.]

Nota de David Ponter: De forma interessante, em uma edição americana do Catecismo de Henry, a questão crítica “Ele é um redentor universal? Sim, ele deu a si mesmo como um resgate por todos” foi deletada. A justificação para isso foi dado no prefácio:

“Nesta edição, os erros tipográficos, encontrados na edição de Londres, são cuidadosamente corrigidos. O Catecismo Menor , que o Sr. Henry, nesta obra, belamente ilustrou na linguagem das Escrituras, é aqui apresentado, nas próprias palavras dos teólogos de Westminster. Menciono isso porque na edição de London se encontram alguns poucos desvios da linguagem empregada pelos teólogos de Westminster, embora nenhum deles seja suscetível de afetar o sentimento. Das perguntas e respostas ilustrativas contidas na edição de Londres, apenas uma é, nesta edição, omitida Isto é feito, sob a convicção de ser bem fundamentado que a pergunta e a resposta aqui aludida, nunca foi escrita por Mr. Henry;. mas foi, de alguma forma inexplicável, interpolada na edição de Londres. Se o inquérito for feito sob o fundamento dessa suposição, a resposta a essa investigação deve ser que a pergunta e a resposta aqui referidas, consideradas em conexão, exibem uma palpável má aplicação de um texto das Escrituras, e transmitem um sentimento errôneo, o que é categoricamente desmentido, em outras partes das obras publicadas do Sr Herny" . Colin Melver, ed., The Westminster Assembly's Shorter Catechism, With which is incorporated "A Scripture Catechism in the Method of the Assembly's; by the Rev. Matthew Henry, V.D.M" (Princeton, N.J.: Published by Franklin Merrill, 1846), [ii; The American Editor's Preface]

O editor deixa de dar qualquer referência a outras declarações nas obras de Henry para comprovar esta alegada contradição. De fato, a questão é idêntica no sentimento ao comentário feito sobre 1 Tm 2:4-6 contido no comentário de Mattew Henry, que, embora não tenha sido escrito pelo próprio, deveria ter tido algum valor probatório para esse editor. Além do mais, as questões que se seguem só podem ser explicadas ​​à luz da questão crítica. A sugestão de que a questão foi de alguma forma inserida por uma pessoa irresponsável é simplesmente fantasiosa. É nada mais do que o paradigma ajustando os fatos, ao invés ds fatos serem usados para ajustar o paradigma.

Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=10733#more-10733


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