quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Comentário Mattew Henry: 2 Pedro 2:1

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição".
 
No final do capítulo anterior, faz-se menção aos homens santos de Deus, que viveram na época do Antigo Testamento e foram usados como os instrumentos do Espírito Santo, ao escreverem os oráculos sagrados; mas no início deste capítulo, ele nos conta que existiram, mesmo naquela época, falsos profetas na igreja junto aos verdadeiros. Em todas as épocas da igreja, e em todas as dispensações, quando Deus envia os verdadeiros profetas, o diabo manda alguns para seduzir e enganar, os falsos profetas no Antigo Testamento, e os falsos cristos, falsos apóstolos e mestres enganadores no Novo. Acerca desses, observe:

1. A ocupação deles é introduzir enganos destruidores, até mesmo heresias abomináveis, assim como a ocupação dos mestres enviados por Deus é mostrar o caminho da verdade, até mesmo o caminho verdadeiro para a vida eterna. Há heresias abomináveis como também práticas abomináveis; e os falsos mestres são diligentes em difundir esses erros perniciosos.

2. Heresias abomináveis são em geral introduzidas secretamente, sob o manto e o disfarce da verdade. Aqueles que introduzem heresias destrutivas “...negarão o Senhor que os resgatou”. Eles rejeitam e se negam a ouvir e aprender do grande mestre enviado por Deus, embora Ele seja o único Salvador e Redentor dos homens, que pagou o preço suficiente para redimir todos os pecadores que há no mundo.

3.Os que introduzem enganos destrutivos sobre outros trazem “sobre si mesmos repentina (e por isso segura) perdição”. Autodestruidores são destruídos rapidamente; e os que estão tão endurecidos que propagam enganos destrutivos para outros serão certa e repentinamente destruídos, e isso sem escapatória.

Comentário Bíblico Matthew Henry. Pg 894. Editora CPAD

Nota do blog:  Originalmente essa postagem foi nomeada de "Matthew Henry: 2 Pedro 2:1", mas eu alterei para "Comentário Matthew Henry: 2 Pedro 2:1", por ter descoberto que na verdade não foi o próprio Matthew Henry que escreveu esse comentário.  O puritano faleceu quando completou o seu comentário sobre o livro de Atos, sendo os demais livros do Novo Testamento escritos por autores que tinham o mesmo modo de pensar que Matthew, utilizando as notas (manuscritos) originais do mesmo. Especificamente o comentário da carta à 2 Pedro foi escrito (completado) por Joseph Hill. Apesar disso, esse comentário buscou seguir o pensamento do puritano sobre o texto, conforme demonstramos na postagem "Matthew Henry: A Redenção Universal da Humanidade".

3 comentários:

  1. Matthew Henry morreu após concluir atos dos apóstolos. Então não se pode concluir que este pensamento, ("Calvinismo Moderado"), seja de fato o de Mattew Henry. O resto da obra foi concluída pelos seus colaboradores, que tinha apenas manuscritos inacabados, e que tiveram de completa-los, é óbvio, com sues próprios pensamentos e ideias.

    ResponderEliminar
  2. Cássio, que Matthew Henry não escreveu esse comentário eu já havia colocado como uma nota após o texto.

    Entretanto deve-se levar em consideração que o comentário concluído com base em seus "manuscritos inacabados" não foi considerado como sendo contrário a linha de pensamento de Henry e que a alta estima que a comunidade reformada mantém por TODO o comentário Matthew Henry torna valiosa essa citação ainda que ela não tenha saido completamente da pena do puritano.

    Além disso eu não acho que podemos concluir SÓ com esse comentário de 2 Pedro 2:1 que Henry seja um calvinista moderado. Eu coloquei outras citações de Henry, os quais foram completamente escritos por ele:

    http://mortoporamor.blogspot.com/2011/01/matthew-henry-comentario-de-mateus-2028.html

    http://mortoporamor.blogspot.com/2011/08/mattew-henry-redencao-universal-da.html

    E você? Teria citações de Matthew Henry que comprovem que ele NÃO é um calvinista moderado?

    Agradeço que tenha passado por aqui. Deus te abençoe ricamente!!!

    ResponderEliminar