quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Jonathan Edwards (1703–1758): Deus é o Autor do Pecado?

I. Aqueles que se opõem, porque esta doutrina faz de Deus o autor do pecado, devem explicar claramente o que querem dizer com essa frase, "o autor do pecado."

Eu sei que a frase, como é comumente utilizada, significa algo muito ruim. Se por "o autor do pecado", se entende o pecador, o agente, ou o protagonista do pecado, ou aquele que faz uma coisa má, assim isso seria um opróbrio e blasfêmia, supor que Deus seja o autor do pecado. Nesse sentido, eu nego completamente que Deus seja o autor do pecado; rejeitando tal imputação ao Altíssimo, como algo infinitamente abominável, e nego que tal coisa seja conseqüência do que tenho estabelecido.


Mas se por "o autor do pecado", se entende o permissor, ou um não-impedidor do pecado; e, ao mesmo tempo, uma disposição do estado dos eventos, de uma tal maneira, para sábios, santos e mais excelentes fins e propósitos, para que o pecado, se permitido ou não impedido, muito certamente e infalivelmente aconteça. Eu digo, se isso é tudo o que se entende por ser o autor do pecado, eu não nego que Deus é o autor do pecado (embora eu não goste e rejeite a frase, pois pelo uso e costume é capaz de carregar um outro sentido). 

Sendo assim, não é vergonha para o Altíssimo ser o autor do pecado. Isto não sendo o protagonista do pecado, mas ao contrário da santidade. O que Deus faz sobre isso é santo, e é um exercício glorioso da excelência infinita de sua natureza. E eu não nego que Deus sendo assim o autor do pecado, resulta do que tenho estabelecido, e afirmo, que também segue igualmente da doutrina que é mantida pela maioria dos teólogos arminianos. 

Fonte: http://edwards.yale.edu
Tradutor:  Emerson Campos Pinheiro