quarta-feira, 8 de setembro de 2010

João Calvino (1509-1564): João 3:16 – Citações Diversas






Sermões


1) É verdade que São João diz geralmente que Ele amou o mundo. E por quê? Porque Jesus Cristo se oferece a todos os homens, sem exceção, para ser seu Redentor. Isso é dito, depois no Pacto, que Deus amou o mundo quando Ele enviou seu único filho, mas Ele nos amou, nós (eu digo) que fomos ensinados por seu Evangelho, porque Ele nos reuniu a Ele.

E os fiéis que são iluminados pelo Espírito Santo, tem ainda um terceiro uso do amor de Deus, o qual é que Ele se revela mais familiarmente a eles, e sela sua adoção paterna, pelo seu Espírito Santo, e grava isso em seus corações. Agora, então, vamos, em todos os casos, aprender a conhecer esse amor de Deus, e quando chegarmos lá, não vamos ir além.

Assim, vemos três graus do amor de Deus, como nos demonstrou em nosso Senhor Jesus Cristo. O primeiro diz respeito ao resgate que foi comprado na pessoa daquele que deu a si mesmo à morte por nós, e se tornou maldito para nos reconciliar com Deus, seu Pai. Esse é o primeiro grau do amor, que se estende a todos os homens, na medida em que Jesus Cristo estende seus braços para chamar e atrair todos os homens, tanto os grandes quanto os pequenos, e ganhá-los para Ele.

Mas existe um amor especial por aqueles a quem é o pregado o evangelho, pelo qual Deus testifica a eles que quer fazê-los participantes daquele beneficio que foi comprado para eles pela paixão e morte de Seu filho.

E tendo em vista que somos desse número, portanto, nós estamos, já, duplamente obrigados a nosso Deus: aqui são dois laços que nos mantem, por assim dizer, ligados a Ele*

Agora vamos para o terceiro laço, que depende do terceiro amor que Deus nos demonstra: o qual é que Ele não só faz com que o evangelho seja pregado a nós, mas também nos faz sentir o seu poder, pelo qual [nos faz] não duvidar que nossos pecados foram perdoados por causa do nosso Senhor Jesus Cristo ...Calvin, Sermons on Deuteronomy, Sermon, 28, 4:36-38, p., 167 .

2) Assim também, quando é dito nas Sagradas Escrituras, (1 Timóteo 1:15) que esta é uma afirmação verdadeira e inquestionável “que Deus enviou o seu Filho unigênito, para salvar todos os miseráveis pecadores”: nós devemos, digo eu, incluir dentro dessa mesma categoria que cada um de nós aplique o mesmo particularmente a si, quando ouvimos essa sentença geral, que “Deus é misericordioso”. Já ouvimos isto? Então, podemos ousadamente convidá-lo, e até mesmo dizer: “Embora eu seja uma criatura miserável e perdida, uma vez que é dito que Deus é misericordioso para com aqueles que o ofenderam, eu vou correr até ele e até à sua misericórdia, rogando-lhe que Ele venha a me fazer sentir isso. E uma vez que é dito: “Que Deus amou o mundo de tal maneira, que não poupou seu Filho unigênito, mas o entregou à morte por nós. (João 3:16; Romanos 8:32)


...Porque é muito necessário, que Jesus Cristo me arranque da condenação, no ponto onde eu estou. Uma vez que isso é assim, que o amor e a bondade de Deus são declarados ao mundo, em Cristo Jesus ter sofrido a morte, eu devo, pessoalmente, me apropriar disso, para que eu possa saber que é para mim, que Deus falou que Ele queria que eu tomasse posse de tal graça, e dela me alegrar. Vemos agora, como devemos praticar esta sentença, para que possamos dizer a Deus: “Pensa sobre o teu servo, ó Senhor, segundo a Tua palavra”. Se alguém quiser replicar, que não pode ser dito que Deus falou com ele, quando falou com todos em geral, então, deixe-nos considerar que Deus ofereceu a sua graça aos homens em comum, a fim de que cada homem possa, posteriormente, entrar nela por si mesmo, e não duvidar de ser um membro da igreja, mas quetem uma parte e porção daquilo que é comum a todos os fiéis. Sermons on Psalm 19, Sermon 7, 119:49-55, pp 133-134.


3) Que, então, é como nosso Senhor Jesus levou os pecados e iniqüidades de muitos. Mas, na verdade, essa palavra "muitos" é muitas vezes também equivalente a "todos". E, de fato, nosso Senhor Jesus foi oferecido por todo o mundo. Porque Ele não está falando de três ou quatro quando diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que não poupou o Seu único Filho." Mas ainda é preciso notar que o evangelista acrescenta nesta passagem: "Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Nosso Senhor Jesus sofreu por todos, e não há nem grande nem pequeno que não sejam, hoje, indesculpáveis, porque nós podemos obter a salvação através Dele. Calvin, Calvin, Sermons on Isaiah’s Prophecy of the Death and Passion of Christ, Sermon 7, Isa., 53:12, p., 141.

4) Então, vamos nos instuir (seguindo o que já mencionei) em saber de tudo e por tudo sobre a inestimável bondade do nosso Deus. Porque, como declarou Seu amor pela humanidade quando não poupou o Seu Ùnico Filho, mas o entregou à morte pelos pecadores, Ele também declara o amor que Ele sustenta especialmente por nós, quando pelo Espírito Santo Ele nos toca para o conhecimento de nossos pecados e nos faz lamentar e nos atrai, arrependidos, para Si. Calvin, Sermons on the Deity of Christ, Sermon 6, Matt 26:67-27:10, p, 108.

5)Verdade é que esta palavra “salvador” é muitas vezes, nas Escrituras Sagradas, dada ao Filho de Deus, porque Ele é que tem cumpriu e levou ao final perfeito, tudo o que foi necessário para a nossa salvação ... Mas, ainda assim, não obstante, não é também sem razão que, neste lugar, São Paulo dá esse título a Deus, o Pai. E por quê? Vejamos de onde Jesus Cristo veio até nós. Ele nos foi enviado de Deus, seu pai, porque assim as Escrituras dão testemunho que Deus amou o mundo de tal maneira, que não poupou seu próprio Filho unigênito, mas o entregou à morte por nós [João 3:16, 1 João 4:9]. 

Portanto, sempre que olharmos para a nossa salvação na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, devemos ir a própria fonte a partir da qual Ele veio à nós, isto é, do amor que Deus revelou a humanidade. E esta é a razão por que São Paulo chama Deus de nosso Salvador: dando-nos compreensão, por esta palavra, de que tão frequentemente como nós pensamos sobre o beneficio que Jesus Cristo nos trouxe, e temos obtido por Ele, devemos levantar nossos corações mais alto, e saber que Deus teve piedade do estado de perdição em que toda a linhagem de Adão estava, …. e, portanto, deu este remédio, a saber, o nosso Salvador Jesus Cristo, que veio nos tirar do abismo da morte, onde nós estavamos.. Calvin, Sermons on 1 Timothy, Sermon 1, 1:1-2, p., 5.

6) Ajuntar os judeus na sua totalidade, os quais estavam perto, em virtude do pacto, e assim solenemente ligados ao que Deus fizera com seus pais: mas ainda assim era necessário que eles fossem reconciliados com Deus, por meio deste Redentor, Jesus Cristo. E vemos isso quando o Evangelho é pregado para confirmar os judeus a Deus. E depois o evangelho foi direcionado aos que estavam longe, isto é, aos pobres gentios, que não tinham acesso, e mesmo estes também tiveram esta mensagem de salvação e de paz com Deus. Eles foram certificadas de que, agora, Deus os amava de tal maneira, que desprezou todas as suas falhas. E assim que o muro foi quebrado, foram liquidadas todas as cerimônias, pelas quais Deus havia feito diferença entre os judeus e os gentios. 

E por quê? Porque o testemunho da salvação e da graça pertence ao mundo sem exceções. E assim, agora, esta doutrina foi feita clara o suficiente para nós, a saber, em primeiro lugar, que era indispensável que o nosso Senhor Jesus Cristo fosse responder diante de Deus por todos os nossos pecados e dívidas, e que em Sua morte temos o preço da nossa redenção. Calvin, Sermons on 1 Timothy, Sermon 15, 2:5-6, p., 180.

Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=20
Tradutor:  Emerson Campos Pinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário