domingo, 12 de setembro de 2010

Johannes Oecolampadius (1482-1531): A Morte de Cristo

Pecados do Mundo

1)Crer em Deus, é ter uma relação de confiança constante com Ele, colocando de lado todas as outras coisas e criaturas, e isso deve nos levar a amar a Deus verdadeiramente, de outro modo, é apenas um amor fingido e hipócrita. Isso se segue no credo: “E em Jesus Cristo seu único filho”. 

Toda a humanidade foi totalmente condenada por suas grandes e muitas ofensas, mas Cristo tem tomado sobre Suas costas todos os nossos pecados satisfazendo seu pai por nós, e libertando-nos da morte eterna, de modo que agora devemos viver para nosso mestre de Cristo. 

Quem assim sempre tem interiormente crido, conformará sua vida honestamente, de acordo com os mandamentos de Deus, evitando todo tipo de vício, ... Por isso Cristo devia nos livrar da morte eterna. 

A caridade extraordinariamente grande de Deus não poupou o seu Filho unigênito, mas foi por todos nós que concedeu a Ele a mais cruel morte, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna....

... O qual no tempo designado pelo Pai se fez homem sem qualquer infecção do pecado, e viveu conosoco na terra, e ao final sofreu pelos pecados de todo o mundo. Aprendam paciência meus filhos: Cristo tomou sua cruz sobre suas costas, foi agredido e zombado, foi flagelado e coroado de espinhos ...

“E vosso Pai celeste vos perdoará as vossas ofensas”. Nós temos a remissão dos pecados, onde? Na cruz, quando Cristo sofreu por todos os nossos pecados, isto é, os pecados de todo o mundo. Não pensem vocês, que vivem em toda maldade e impureza, que seus pecados foram perdoados.

Joannes Oecolampadius, A Sarmon, of Ihon Oecolampadius, to yong men, and maydens, translated by John Fox, (Imprinted at London, by Humfrey Powell, and to be sould by Hugh Synegleton, 1548). [no pagination in text.] [Some archaic spelling modernised.]
:

De uma fonte secundária:


2)Cristo é nosso “único mediador, advogado e Sumo Sacerdote na presença de Deus". Ele orou pelos transgressores na cruz e continua a fazer isso no Céu. Além disso, Ele ofereceu sacrifício, uma vez que voluntariamente: Ele com o Seu sangue inocente tirou o pecado do mundo.

Source: Diane Marie Poythress. “Joahnnes Oecolampadius’s Exposition of Isaiah, Chapters 36-37.” Ph.D, Westminster Theological seminary, 1992, vol 2, pp., 566-567.


Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=23
Tradutor:  Emerson Campos Pinheiro