quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Edmund Calamy - Teólogo de Westminster (1600-1666): Redenção Universal

"Eu estou distanciado da redenção universal no sentido arminiano; mas isso que eu defendo é no sentido de nossos teólogos do Sínodo de Dort, que Cristo pagou um preço por todos, com intenção absoluta para os eleitos e com intenção condicional para os réprobos no caso deles virem a crer, porque todos os homens devem ser salvabiles, non obstante lapsu Adami . . . porque Jesus Cristo não apenas morreu suficientemente por todos, mas Deus quis, na dádiva de Cristo, e Cristo em dar a Si Mesmo, colocar todos os homens em um estado de salvação no caso deles virem a crer."  



Minutes of the Sessions of the Westminster Assembly of Divines, eds. Alexander F. Mitchell & John P. Struthers (Edinburgh: W. Blackwood and Sons, 1874), p. 152.

"Eu argumento a partir de João 3:16, cujas palavras fundamentam a intenção de Deus em dar a Cristo, o amor de Deus ao mundo, um ato filantrópico ao mundo dos eleitos e réprobos, e não somente dos eleitos; isso não pode significar “dos eleitos”, por causa do “todo aquele que crer”... Marcos 16:15. 'Ide e pregai o evangelho a toda criatura." Se o pacto da graça é para ser pregado a todos, então, Cristo redimiu, em certo sentido, todos, tanto os eleitos quanto os réprobos; mas ele deve ser pregado a todos, há uma garantia para ele, .... Porque o menor, se a redenção universal é o fundamento da promulgação universal, então... o menor, senão não há veracidade na promulgação. Todas as promulgações de Deus são sérias e verdadeiras.... A fé não me salva, a não ser apenas como um instrumento para aplicar Cristo. Não há nenhuma veracidade na oferta universal, exceto fundamentada na ... " Ibid., P. 154.

"A diferença não está na oferta, mas na aplicação.... Porque a voluntas decreti só vem na aplicação.... Pela palavra “mundo” ... eu concordo que significa os eleitos às vezes, mas às vezes significa o mundo todo, e assim é o seu significado aqui.... Porque sobre esse amor Ele diz ... tem um amor duplo: geral e especial. Um amor geral aos reprobos, e o fruto disso: uma oferta geral, uma graça geral, uma mudança geral. " Ibid., P. 156.

Notas de Tony Byrne:

1) Calamy diz que ele sustenta uma forma de redenção universal que é "muito distante" do sentido arminiano.

2) Ele vê seu ponto de vista expresso pelos teólogos do Sínodo de Dort.

3) Ele fala de uma suficiência intencional, de tal modo que Cristo realmente pagou um preço por todos.

4) O objetivo do preço pago por todos é fazer todos os homens salváveis, mas eles devem crer para obter o benefício.

5) João 3:16 é usado como uma prova da sua visão, ele argumenta que "mundo" não pode significar "somente os eleitos" nesse versículo.

6) Ele também argumenta que uma proclamação universal pressupõe uma forma de redenção universal.

7) Ele associou a “veracidade na promulgação", ou a seriedade e a veracidade da “oferta universal” de Deus, com a redenção universal, e alega ainda que, se o preço não foi pago por todos, não poderia haver “veracidade” na oferta.

8) Ele associou a limitação do decreto com a aplicação e não com a oferta ou o preço de resgate em si.

9) Calamy diz que há um amor de Deus geral e um amor de Deus especial, e que "o amor geral" é mostrado "ao réprobo", como pode ser visto na “oferta geral" e na "graça geral" (como distinta da graça especial).

Fonte: http://theologicalmeditations.blogspot.com/2008/02/edmund-calamy-1600-1666-as-recorded-in.html

Tradutor:  Emerson Campos Pinheiro