sábado, 4 de junho de 2016

Tomas de Aquino (1225-1274): Punido por Todos - Satisfação Infinita



Mas deve ainda ser notado que a satisfação também é medida de acordo com a dignidade de quem satisfaz. Porque um pedido de desculpas de um rei oferecido na satisfação de alguma injúria é considerado maior do que se alguém mais se ajoelhasse, ou se prostrasse nu, ou realizasse qualquer humilhação para satisfazer o que foi injuriado.

Nenhum mero homem, no entanto, teve a infinita dignidade tal que sua satisfação pudesse ser reputada [como] digna em relação à injúria feita a Deus. Por isso, era necessário que um homem de infinita dignidade fosse encontrado a quem submetesse a punição por todos e assim satisfizesse plenamente pelos pecados de todo o mundo. Por isso, então, o Verbo unigênito de Deus, verdadeiro Deus e Filho de Deus, assumiu a natureza humana e quis sofrer a morte na qual, satisfazendo, Ele pode limpar toda a raça humana do pecado. Assim, São Pedro também diz:

"Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados, o justo pelos injustos, para que Ele pudesse nos oferecer a Deus" (1 Ped 3, 18).

A Cruz e a Exposição da Compaixão de Deus



Eu critiquei alguns dias atrás no facebook a turma dos Múltiplos Propósitos da Expiação (John Hammet, Bruce Ware, etc) porque, dentre outras coisas, eles querem fazer-nos crer que estão falando uma novidade. A verdade é que R. L. Dabney há muitos anos atrás já defendia que Deus tem múltiplos propósitos na expiação. Ele nos diz que o primeiro propósito é:

“1.Ele faz uma exposição da benevolência e compaixão geral de Deus por todos os pecadores para a glória de sua infinita graça. Porque, abençoado seja seu nome, ele diz “Eu não tenho prazer na morte daquele que morre” (Ezequiel 18:32)"



Vamos abordar esse primeiro ponto. Certamente alguém poderia questionar: “Se o sacrifício de Cristo não vai resultar na salvação eterna pra essas pessoas, que tipo de benevolência e compaixão exatamente o sacrifício de Cristo apresenta para os incrédulos?”


Bruce A. Ware: As Múltiplas Intenções da Expiação

Extensão da Expiação:

Esboço da Questão, Posições, Textos Chave,
e Argumentos Teológicos Chave


Bruce A. Ware
Professor of Christian Theology
The Southern Baptist Theological Seminary


I.  A questão a respeito da Extensão da Expiação

A. O que essa questão não é:

1. A Suficiência da morte expiatória de Cristo. Todos concordam que se Deus quisesse salvar todas as pessoas ou providenciar salvação para todas as pessoas, o valor do pagamento de Cristo pelos pecados foi suficiente (por causa de seu infinito valor) para os pecados do mundo. Em suma, sua morte é suficiente para todos.

2. A Eficácia da morte expiatória de Cristo. Todos concordam que somente aqueles que crêem verdadeiramente e salvivicamente em Cristo, somente os eleitos ( outra maneira de dizer isso é ótimo) tem o pagamento de Cristo pelos pecados aplicados em sua vida. Em suma, sua morte é eficaz somente para os eleitos.

3. A oferta de salvação apresentada por meio do evangelho. Todos concordam que todos são destinatários da oferta do evangelho, o evangelho é para todas as pessoas.

B. O que essa questão é: qual é a intenção de Deus em oferecer seu Filho como um sacrifício expiatório?