segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mario Persona: Deus Ama Apenas Os Eleitos e Predestinados?

Você conta que ao falar de eleição e predestinação com algumas pessoas, essas argumentaram mais ou menos assim:

"Então quer dizer que se eu não aceitar que preciso de um Salvador e que o sangue de Jesus, na cruz, me lavará de meus pecados... Quer dizer que Deus amou mais você do que a mim, visto que ele escolheu lhe salvar, lhe deu poder pra isso, e não deu pra mim?"

Você descreveu essas pessoas "como colocadas no corredor da morte, esperando para ir pro inferno, já que não conseguem crer em Deus".


Perdoe-me discordar disso, pois na minha opinião essas pessoas que argumentam que Deus não ama os que não foram eleitos e predestinados simplesmente NÃO QUEREM CRER EM CRISTO. Se quisessem realmente a salvação saberiam que foram eleitas e predestinadas. Deus amou ou mundo (TODOS OS SERES HUMANOS) de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito.


Veja o que respondi a alguém que perguntou se os perdidos não ficarão decepcionados com Deus quando estiverem no inferno: 

http://www.respondi.com.br/2011/10/os-perdidos-ficarao-decepcionados-com.html

Veja também que interessante esta passagem:

Luc 14:16-24 Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que JÁ TUDO ESTÁ PREPARADO. E todos à uma começaram a escusar-se.
Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor.
Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e FORÇA-OS A ENTRAR, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

Cristo morreu por TODOS, isto é, Ele fez provisão para que TODOS fossem salvos, como no banquete da parábola em que o homem rico manda convidar as pessoas porque tudo está preparado. Como ninguém quer aceitar o convite, ele acaba apelando para os coxos, cegos e aleijados, ou seja, procura levar para a festa ao menos aqueles que se reconhecem necessitados e causarão menor resistência. Finalmente ele ordena aos seus servos que saiam às ruas trazendo convidados à força!

Se Deus não escolhesse alguns, ninguém seria salvo. A explicação é simples: o homem em seu estado natural não quer estar com Deus, ele quer ficar o mais longe possível de Deus e o lago de fogo é o lugar mais apropriado para isso. Obviamente o incrédulo não acredita que irá para lá, ele só não quer é ir para o céu, ao menos não em sujeição a Deus.

É o caso do rico no hades, que pede a Abraão que envie Lázaro para minimizar sua sede e sofrimento, mas em nenhum momento pede para ser tirado dali. O problema para ele não é a distância do céu, é apenas o incômodo que está sofrendo. Para ele o lugar está bom, pois está distante do seio de Abraão. O que não está bom é o desconforto.

Quando alguém argumenta que é uma injustiça Deus salvar apenas alguns, procure enxergar a coisa por outro ângulo. Se você fosse corinthiano roxo e eu desse de presente a um amigo nosso uma camisa do Palmeiras, não faria sentido você reclamar:

"Porque você escolheu a ele para ganhar a camisa e não a mim?"

Mas digamos que eu lhe dissesse:

"Ok, pois saiba que eu comprei TODO o estoque de camisas do Palmeiras e elas estão disponíveis para quem quiser. Você quer?"

"NUNCA! NEM AMARRADO!!!"

Obviamente você não iria querer. Então digamos que eu decidisse fazer uma intervenção cirúrgica em seu cérebro e transformasse você em um torcedor fanático do Palmeiras. Seria isso justo? Você responderia que não, pois se o seu desejo era ser corinthiano até morrer eu não tinha nada que me intrometer para transformá-lo em palmeirense.

Isso tudo é para mostrar que o argumento de seu amigo - que acha injusto ele não ser salvo porque Deus não o escolheu - também serve para o outro lado: um salvo poderia dizer que Deus foi injusto por escolhê-lo e levá-lo a crer em Cristo, algo que ele naturalmente não queria.

Pense naqueles que foram "forçados" a entrar na festa e você entenderá o que estou dizendo. No final obviamente eles se arrependeriam por terem resistido aos servos do homem rico que os arrastaram até lá. Mas uma vez no banquete, eles seriam só gratidão. Enquanto isso, imagine se aqueles que arranjaram mil desculpas para recusar o convite resolvessem reclamar de não terem sido arrastados para o banquete. O que diria o dono da festa? "Vocês estão de brincadeira, né?!!"

Agora uma dica prática: o ensino da eleição e predestinação foi dado à igreja, isto é, aos salvos, nunca aos perdidos. Pense numa família. Há assuntos que são tratados apenas dentro de casa, pois os de fora nunca entenderiam. Então quando for pregar o evangelho, evite falar de assuntos que só podem ser entendidos pelos que fazem parte da família de Deus, concentrando-se naquilo que é a mensagem do evangelho para o pecador.

A doutrina da eleição e predestinação é conversa de família, os de fora jamais entenderão, pois são questões ligadas à soberania de Deus. O evangelho está associado à responsabilidade do homem, e é esta a mensagem que fomos instruídos a pregar. Veja como estes versículos evangelísticos apelam para a responsabilidade do homem:

Lc 13:3 "Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis".

At 3:19 "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados",
Mt 18:3 "E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus".

At 16:31 "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa".

Jo 3:18 "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus".
Jo 1:12 "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome";

Rom 10:9 "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo".

Fonte:  http://www.respondi.com.br/2011/11/deus-ama-apenas-os-eleitos-e.html

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O que não compreendo na teoria da predestinação pela corrente calvinista é o papel da intercessão e do evangelismo. Se todos os salvos estão predestinados o Senhor os "levará" à força para salvação, sendo inútil interceder ou pregar o Evangelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário aí que a responsabilidade de pregar o evangelho é maior ainda por que? Porque não sabemos quem são os eleitos, até que, pela nossa pregação e a ação poderosa do Espírito no coração respondam ao chamado de Deus.
      Somente Deus sabe quais são os eleitos, então cabe a nós pregar o evangelho, se você não for esse instrumento para pregar a determinada pessoa, Deus usará outra e esse eleito será salvo.

      Eliminar
    2. Ao contrário!
      É muito importante a pregação do evangelho. Não se sabe quem é o eleito até Deus o manifestar a Seu tempo. Por exemplo, quem diria que o ladrão que morreu do lado de Jesus seria salvo? Qualquer um que olhasse para ele de longe diria que certamente ele foi para o hades. Mas, Cristo o salvou, nos deixando exemplo de que não são nossas obras que nos salvam, mas a graça de Deus por meio da fé.
      Muitos predestinados serão salvos no último instante como no caso desse ladrão. Outros como eu, que antes não entendia esse evangelho da Graça, serão livres e salvos quando conhecerem a verdade (João 8:32).

      Eliminar
  3. Larissa, a predestinação, ao contrário, é a ÚNICA RAZÃO para a pregação do Evangelho! Se Deus não houvesse escolhido ALGUNS, aí sim SERIA INÚTIL pregar o Evangelho, porque NINGUÉM O RECEBERIA! Paz!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. temos de pensar assim um breve comentário vamos lembrar das bodas de Cana água em vinho eu gosto de comparar de Saulo pra Paulo , eu tinha síndrome de Saulo ate chegar a Saulo demorou eu não gostava de ler a bíblia nem ao menos ouvir em religião , mas algo mudou em minha vida e vem mudando aprendi e demorei custei a aprender que todos os seres humanos tem a salvação e podem ser salvos para eternidade ,se perseverarem em permanecerem em Cristo pois a Graça de Deus é para todos, é preciso amar o proximo a lei maior que Jesus nos ensinou a lei do amor enao este amor terreno e sim o amor que vem somente de Cristo o amor incondicional, outra parte seria santificarmos m e usar o que Paulo diz em atos dos apóstolos devemos verificar testarmos se estamos em Cristo mas tudo isso vem do espirito santo , nos humanos apos convertidos achamos muitas vezes que que recebemos a salvação e pronto , bem eu sou simples e digo não é bem assim é preciso persevera crendo em Jesus em sua morte na salvação não é só uma oração e todos os dias perseverando santificando , ser grato o tempo todo dar graças a Deus o tempo todo pedir benção as pessoas e ao próximo e crer , eu digo quer mudar uma pessoas ore por ela ,devemos também procurar a face de Deus e não suas mãos ,quando procuramos sua mãos estamos só pedindo e não agradecendo , é preciso praticar o evangelho e não só ficar na teoria e devemos ter cuidado com a síndrome de fariseu pra não sermos iguais aos fariseus aqueles que usavam a lei somente pra reter algo em beneficio próprio e corromper .Que a semana de vocês todo seja abençoada por Jesus e a graça de Deus esteja com vocês todos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua concepção de perseverar para a salvação está equivocada.Somos salvos pelo que Cristo fez, e não precisamos fazer algo para receber a salvação. E sim, crê e confessa-ló, a fim de receber o perdão do pecado.

      Eliminar
    2. A sua concepção de perseverar para a salvação está equivocada.Somos salvos pelo que Cristo fez, e não precisamos fazer algo para receber a salvação. E sim, crê e confessa-ló, a fim de receber o perdão do pecado.

      Eliminar
  6. temos de pensar assim um breve comentário vamos lembrar das bodas de Cana água em vinho eu gosto de comparar de Saulo pra Paulo , eu tinha síndrome de Saulo ate chegar a Saulo demorou eu não gostava de ler a bíblia nem ao menos ouvir em religião , mas algo mudou em minha vida e vem mudando aprendi e demorei custei a aprender que todos os seres humanos tem a salvação e podem ser salvos para eternidade ,se perseverarem em permanecerem em Cristo pois a Graça de Deus é para todos, é preciso amar o proximo a lei maior que Jesus nos ensinou a lei do amor enao este amor terreno e sim o amor que vem somente de Cristo o amor incondicional, outra parte seria santificarmos m e usar o que Paulo diz em atos dos apóstolos devemos verificar testarmos se estamos em Cristo mas tudo isso vem do espirito santo , nos humanos apos convertidos achamos muitas vezes que que recebemos a salvação e pronto , bem eu sou simples e digo não é bem assim é preciso persevera crendo em Jesus em sua morte na salvação não é só uma oração e todos os dias perseverando santificando , ser grato o tempo todo dar graças a Deus o tempo todo pedir benção as pessoas e ao próximo e crer , eu digo quer mudar uma pessoas ore por ela ,devemos também procurar a face de Deus e não suas mãos ,quando procuramos sua mãos estamos só pedindo e não agradecendo , é preciso praticar o evangelho e não só ficar na teoria e devemos ter cuidado com a síndrome de fariseu pra não sermos iguais aos fariseus aqueles que usavam a lei somente pra reter algo em beneficio próprio e corromper .Que a semana de vocês todo seja abençoada por Jesus e a graça de Deus esteja com vocês todos .

    ResponderEliminar
  7. Gilson Marques em 24 de novembro 2016. A pessoa mesmo predestinado tem q. ter uma indetificasão de salvo isso so pode acontecer quando a pessoa aceita as condições de Jesus Cristo. O sacrificio vicário o derramamento de sangue na cruz, sem isso nao ha remisão de pecado, porque todos pecaram e destituidos estão da groria de Deus, João 3:16 porque Deus amou o mundo de tal maneira q. deu seu filho unigeneto, pra morrer numa cruz por nós sendo nós ainda pecadores, sabemos q. Jesus veio para o q. era seus pois o seus não o reseberam, João 1:11e12 potanto a predestinasão pode ser, mais tem q. conhecer Jesus como salvador, se não rseria inultio o sacrificio na cruz, não adiantaria pregar o evangelho sem Jesus como seria? Eu sou salvo pela graça de Cristo e vc? A palavra de Deus se renova cada dia devemos permanecer na palavra para se renovar com ela peseverança em esperar Crito vim buscar sua igreja. (AMEM?)

    ResponderEliminar
  8. O problema do calvinismo é que ele prega a predestinação, a adivinhação. Em Mateus 11:12 diz:
    "Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele". Só quem determina quem será salvo ou não é Deus, conselho: faça sua parte como cristão e siga os ensinamentos de Cristo pq muitos querem se salvar e até dizem estarem salvos mas passar pelas provas e exterminar a carne ninguém o faz. Se fosse verdadeira a teoria da predestinação não precisaria lutar contra a carne e contra as forças demoníaca que tentam nos devorar e afastar os caminhos da santidade. Por isso que a palavra fala em

    Apocalipse 22:11.
    O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais.

    Buscai primeiro as coisas de cima e as demais coisas vos serão acrescentadas.

    Fiquem todos na paz de Deus!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar